Sabemos que o estresse diário pode afetar a fertilidade; portanto, uma série de estudos tenta entender como podemos reduzir seu impacto nas mulheres que planejam engravidar. De fato, pesquisas mostram que não apenas as tensões atuais, mas as experiências passadas também afetam a capacidade de ter filhos.

Um estudo mostra que, mesmo na infância, o estresse continuará sendo refletido na idade adulta e pode afetar a fertilidade das mulheres. Este estudo foi realizado em mulheres em idade fértil.

Estudos comprovaram que quase 30% das mulheres inférteis confirmaram a experiência precoce de estresse na vida e, após a transferência de embriões por fertilização in vitro, a taxa de aborto no início da gravidez foi significativamente melhorada.

Entenda como o estresse na infância afeta a fertilidade no futuro!

Entenda como o estresse na infância afeta a fertilidade no futuro!

A explicação para esse resultado é que, quando estressados, nossos corpos respondem produzindo hormônios que aumentam a inflamação. Esses hormônios são liberados pela área do cérebro e pelas glândulas supra-renais (localizadas acima dos rins), que podem interferir no implante de embriões e aumentar o risco de falha e perda de gravidez.

Nesse caso, o estresse é um fator ambiental desfavorável que altera as condições de consolidação e prosperidade do embrião. Considerando a importância dos fatores emocionais nesse processo, quanto mais controle eles tiverem, melhor o resultado da gravidez.

Para as mulheres com histórico de estresse precoce ou distúrbios emocionais, o certo é procurar atendimento profissional por meio de psicoterapia. Se o médico achar necessário, pode prescrever ansiolíticos ou antidepressivos, pois o mesmo vai indicar o melhor através do diagnostico de cada pessoa, entenda que cada caso é diferente e precisa ser feito tratamento diferenciado, nem sempre o que é certo para um vai ser para outra.

E a melhor maneira de ter esse profissional ao seu lado para te ajudar é contratando plano de saúde que se encaixe perfeitamente em sua necessidade, saiba que em Sorocaba existe várias operadoras de saúde que está pronta para te atender.